Quando o assunto é transporte de cargas, cada quilômetro percorrido tem um impacto direto nos resultados de um negócio. Afinal, todos os detalhes da frota repercutem diretamente no consumo de combustível. E, pensando nisso, hoje nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre um dos maiores aliados do gestor de frotas: o cartão de combustível.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas por que um cartão de combustível proporciona incontáveis vantagens às organizações e às frotas: desde a economia financeira à economia de tempo.

Seja você um gestor de frota, gerente de logística ou motorista, este post é para você!

Leia também:

Cartão de Combustível: a MELHOR solução para empresas de transporte

O que é gestão de frotas? Entenda TUDO sobre o assunto!

O que é um cartão de combustível?

O cartão de combustível é uma ferramenta indispensável para simplificar e otimizar o processo de abastecimento de veículos. Além disso, o cartão pode comparado aos cartões de vale-refeição — utilizados para otimizar o pagamento em bares e restaurantes.

O público-alvo da ferramenta são as empresas que mais se beneficiam dos cartões. Dessa forma, estamos falando especialmente das empresas cuja atividade principal é direcionada ao transporte de cargas ou passageiros. Principalmente, as que possuem veículos para utilização interna em suas operações do dia a dia.

Vamos entender melhor como funciona um cartão de combustível?

O cartão de combustível é muito semelhante a um cartão de crédito: funciona como uma maneira conveniente e centralizada de pagar pelo combustível adquirido em postos de combustível credenciados. Com isso, existem duas formas de pagamento:

  1. Pré-pago: em alguns casos, o cartão de combustível pode ser pré-pago, ou seja, a empresa emite um valor fixo no cartão do motorista a cada mês. Esse valor é destinado ao abastecimento e pode ser gerenciado conforme as necessidades do motorista.
  2. Limite de crédito: o cartão também pode operar com um limite de crédito — agora sim, de um jeito semelhante aos cartões de crédito tradicionais. À medida que o cartão é utilizado, o limite é reduzido até que seja atingido.

Mas não precisa se preocupar: independentemente da modalidade escolhida, a grande vantagem ainda acontecerá: a simplificação e otimização da gestão de frotas. Sem contar diversas outras, não é? Sobre isso, falaremos a seguir!

5 vantagens do cartão de combustível

Agora que você já conhece o cartão de combustível, é hora de ficar por dentro dos seus principais benefícios!

Spoiler: a economia e a segurança aumentam DEMAIS! A seguir, separamos as maiores vantagens dessa estratégia. Confira:

#1 Faturamento facilitado

Perder uma simples nota fiscal de combustível é algo comum de acontecer, sobretudo quando nos referimos a motoristas que têm uma lista interminável de tarefas para executar. Com o uso do cartão de combustível, esse problema é praticamente impossível de acontecer.

A partir de cada abastecimento com o cartão, todas as informações da transação são automaticamente registradas relatórios. Ou seja: o tempo dedicado a tarefas administrativas relacionadas ao faturamento reduz significativamente.

#2 Mais segurança de dados

Infelizmente, casos de fraude nas empresas não são incomuns. Por exemplo: quando um motorista realiza uma transação de, por exemplo, 100 reais em combustível com um cartão de crédito, mas na realidade, apenas 80 reais são destinados ao tanque.

Dessa forma, com o cartão de combustível o risco é bem menor. Afinal, os sistemas são projetados para gerar alertas ao gestor sempre que o consumo de combustível (km/l) é diferente do consumo esperado. 

Esse recurso aumenta a segurança e ajuda a detectar fraudes imediatamente. Além disso, é altamente valioso para empresas que trabalham com frotas terceirizadas ou veículos de colaboradores.

#3 Registros detalhados

Um bom cartão de combustível possui registros detalhados sobre cada transação relacionada ao abastecimento de veículos. Dessa forma, o gestor passa a ter uma contabilidade precisa, dados verdadeiros para a elaboração de relatórios fiscais, monitoramento de gastos por veículo e até mesmo por motorista, identificar tendências de consumo e, consequentemente, uma melhor tomada de decisão.

Concluindo…

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre o cartão de combustível, é hora de implementar na sua frota!

Basta escolher os melhores detalhes que combinam com os processos da sua empresa e entender de que forma esse benefício vai agregar!

E não esqueça: conte com a TruckPag! Seja para tirar dúvidas, fazer testes ou para transformar de uma vez por toda a sua gestão de frotas.