A gestão de abastecimento de frota pesada é uma estratégia fundamental quando o assunto é a garantia da qualidade e performance de uma operação de transporte e logística. Ou seja: a partir de uma gestão eficaz, é possível alcançar operações mais inteligentes, sustentáveis e com custos reduzidos.
Por isso, hoje você vai ficar por dentro de tudo sobre o assunto! Neste artigo, vamos te explicar por que a gestão de abastecimento de frota pesada é uma necessidade latente em organizações que querem se destacar no mercado.
Acompanhe a leitura!
Leia também:
Acidentes com caminhões acontecem mais durante o dia; Veja detalhes
O que é a gestão de abastecimento de frota pesada?
Antes de entender seus benefícios, entenda o que é, de fato, essa estratégia.
Em geral, trata-se de uma abordagem que diz respeito ao controle e monitoramento de combustível utilizado pelos veículos de uma empresa. Isto é: a partir do acompanhamento detalhado do consumo de combustível e análise de dados, é possível otimizar o uso de recursos e promover uma operação muito mais eficaz.
Centralizando o gerenciamento do abastecimento, a sua empresa pode tomar decisões muito mais assertivas, minimizando desperdícios e impactando diretamente os resultados financeiros.
Por que investir em uma gestão de abastecimento de frota pesada?
Agora que você já sabe o que é a gestão de abastecimento de frota, hora de conhecer suas principais vantagens. Vamos nessa?
Entenda a seguir!
#1 Redução de custos operacionais
Certamente, uma das maiores vantagens! Uma boa gestão de abastecimento é capaz de reduzir os custos operacionais de um jeito prático e inteligente.
Quando rastreamos de perto o consumo de combustível, principalmente o consumo de diesel, conseguimos identificar padrões de uso. Dessa forma, torna-se possível otimizar as rotas, eliminar o desperdício de combustível e, por sua vez, economizar dinheiro significativamente.
Essa economia não apenas impacta diretamente os resultados finais, viu? É um jeito de liberar recursos para investimentos estratégicos em outras áreas também!
#2 Mais eficiência nos percursos
É isso mesmo: a gestão de abastecimento é a grande aliada na busca pela eficiência operacional. Afinal, a frota passa a abastecer em postos estratégicos a partir de uma rota traçada. Assim, é possível garantir um diesel confiável e acompanhar os dados de consumo por quilômetro rodado.
#3 A tomada de decisão é mais assertiva
Sem dados, uma empresa trabalha apenas no achismo. Essa não precisa ser a sua realidade, né? Com a gestão de abastecimento, você tem dados valiosos praticamente em tempo real. Dessa forma, é possível coletar informações sobre o consumo de combustível, quilometragem, possíveis danos e o desempenho de cada veículo.
Assim, torna-se muito mais fácil o processo de, por exemplo, decidir o momento de substituir veículos ou realocar recursos.
E aí, faz sentido para o cenário da sua empresa?
Erros comuns na gestão de abastecimento de frota pesada: quais são e como evitar?
Embora a gestão de abastecimento de frota seja uma catalisadora de eficiência e economia, ela também pode acabar se tornando uma inimiga dos resultados.
Calma: a gente te explica!
Assim como qualquer prática empresarial, existem diversas armadilhas que comprometem diretamente os resultados desejados. A seguir, conheça os dois maiores erros quando o assunto é a gestão de abastecimento de frota pesada!
#1 Falta de acompanhamento da frota
Pense conosco: a gestão de abastecimento não trabalha sozinha, certo? Isto é: de nada adianta você ter os dados à mão, mas não monitorá-los, tampouco não acompanhar seus veículos. Para que a gestão de abastecimento funcione, é preciso aliar a inteligência humana à tecnologia. Assim, todos os recursos disponíveis serão otimizados e os resultados serão mais certeiros.
#2 Não utilizar a tecnologia certa
A gestão de abastecimento só é possível a partir do uso de tecnologias exatas. Afinal, é possível acompanhar dados em tempo real e solucionar possíveis problemas na hora — consequentemente reduzindo o custo investido em combustível. Além disso, fuja de serviços que não possuem atendimento 24 horas, dashboard com informações de todos os preços de combustível e desempenho de cada motorista. Um serviço sem qualquer um desses elementos faz com que o negócio tenha processos travados e menos eficácia nas operações.
Enfim, preparado(a) para manter uma gestão de abastecimento inteligente? Lembre-se que este pode ser o grande diferencial da sua empresa! Esperamos que o nosso conteúdo tenha te inspirado a buscar práticas verdadeiramente eficazes. Conte conosco para transformar a sua gestão de abastecimento de um jeito estratégico. Juntos, temos certeza que podemos impulsionar o seu negócio!